Um certo vaivém
Se você observar bem verás que pelos campos e cidades as pessoas andam em um vaivém constante.
Certamente você que morou no sítio ou em uma cidade pequena do interior sabe do que estou falando e com certeza vai lembrar.
Não tem como esquecer.
Normalmente a pessoa da cidade já tem a rotina e o dia a dia da cidade.
Naquele tempo uma cidade pacata.
E no fim de semana, quase sempre os domingos e feriados são para o descanso e lazer.
Quando muito ir a uma pizzaria ou lanchonete aos sábados a noite e uma vez ou outra ir em algum baile ou cinema se tiver um na cidade.
E no domingo pra quem segue uma religião ir a missa ou culto evangélico e depois dar algumas voltas na praça e no jardim.
Já tinha a televisão e o "fantástico" aos domingos a noite.
Era bem assim.
E aí termina o fim de semana.
Já para aquelas pessoas que vivem no sítio tem uma rotina bem diferente das pessoas da cidade.
A começar pelo trabalho braçal e cansativo o dia inteiro na labuta diária da roça.
E olha que cansa!
Como cansa!
Bem, imagina isso todos os dias, meses e anos.
Entra colheita e sai colheita.
Uma hora chuva.
Outra hora um sol de lascar.
Quando não o período de frio.
Não tinha blusa que segurava o frio e vento gelado.
Bem, fim do dia.
A noite normalmente seria pra descansar.
Eu disse seria.
Mas, quem estuda, ao voltar do trabalho na roça, logo após um banho as pressas e um jantar ligeiro, ainda tem que deslocar até a estrada e pegar o ônibus escolar até a cidade onde está localizado o colégio.
Alguns chegavam a dormir no ônibus.
E até na sala de aula tamanho era o cansaço.
O estudo vai até por volta das 22:30 horas.
O ônibus escolar já está estacionado em frente ao colégio esperando para fazer o transporte dos alunos que moram nos sítios.
Dependendo do lugar o percurso pode demorar uma ou duas horas por uma estrada de terra.
Em média essa pessoa só irá dormir após as 00:00 horas.
Não dá tempo nem de dormir.
Logo o despertador chama para mais um dia de labuta na roça.
E assim vai a semana inteira.
E o sábado?
Bem o sábado é dia de vir a cidade fazer compras.
E aproveitar para trazer um saco de arroz para beneficiar e na volta levar junto com as compras.
E a diversão?
Missa ou terço na capela do bairro.
Futebol de campo quando tinha um torneio.
E nos dias de festas ir a igreja e depois andar no jardim e praça da cidade.
Era bem assim por vários anos.
Pelos campos e cidades pessoas andam em um vaivém...
Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 23/10/2022
Alterado em 24/10/2022