Samaritano
O Mestre da Sabedoria Divina, certa vez contou esta história, em forma de Parábola, para aqueles que o escutavam atentamente.
No tempo de Jesus, era considerado perigoso viajar por esse caminho montanhoso e perigoso.
Havia muitos rochedos e buracos, e os criminosos se aproveitavam das dificuldades geográficas do local para fugirem e se esconderem.
Quando um bando de ladrões atacava uma pessoa, dificilmente ela conseguia escapar.
Foi isso o que aconteceu com o homem da parábola.
"Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos de assaltantes.
Estes arrancaram-lhe tudo, espancaram-no, e foram-se embora deixando-o quase morto.
Eis que por um acaso, um sacerdote
estava descendo por aquele caminho.
Quando viu o homem, seguiu adiante, pelo outro lado.
O mesmo aconteceu também com um levita que por ali passava: chegou ao lugar, viu o homem e seguiu adiante, pelo outro lado.
Mas um samaritano que estava viajando, chegou perto dele, viu e sentiu compaixão.
Aproximou-se dele e fez curativos,
derramando óleo e vinho nas feridas.
Depois colocou o homem em seu próprio animal e levou-o a uma pensão, onde cuidou dele.
No dia seguinte, pegou duas moedas de prata e entregou-as ao dono da pensão, recomendando: "Toma conta dele!
Quando eu voltar, irei pagar tudo aquilo o que tiveres gasto a mais".
Quem é o meu próximo?
Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 01/11/2022