Jose Benedito
Contos, Crônicas e Artigos
Textos
A adolescência e suas mudanças
Uma melhor definição para a adolescência é que ela é o período de transição entre a infância e a vida adulta. Este período é caracterizado pelos impulsos do desenvolvimento físico, mental, emocional, sexual e social. E ainda é caracterizado pelos esforços do indivíduo em alcançar os objetivos relacionados às expectativas culturais da sociedade em que vive. No entanto há que se considerar que o período da adolescência está se tornando cada vez mais longa em todo o mundo. E esse período tão longo está  relacionado  ao fenômeno, entre outras razões, à superproteção e à falta de limites na educação. Quando falamos na questão educacional destes jovens devemos lembrar e considerar que eles receberam uma educação transmitidas pelos seus pais, além da convivência diária com seus familiares e parentes próximos. Além do que tem muito aprendizado familiar  que é manifestado em sua personalidade e no seu comportamento. Agora mais tarde sofrerá influencias nos ambientes escolares que podem ou não alterar seus pensamentos nas convivências com colegas e alunos na escola onde frequentam o ensino fundamental e o ensino médio. E neste período normalmente o adolescente já não quer mais a influencia de seus pais e nem de outros adultos em suas decisões. Eles querem vestir a roupa que eles mesmos escolhem, compram, pagam e não a que algum adulto escolheu. Eles preferem sair com quem querem na hora que querem e voltam na hora que bem querem. Eles criam suas modas como calça jeans rasgadas no joelho, bonés, coturnos, camisetas alusivas a alguma banda de rock ou punk, usam piercing, tatuagens, anéis, brincos, colar.
Rebeldia, nem tanto! Mimados demais nem sempre foram.
Eles agora escolhem as amizades e as pessoas com quem querem conviver. As vezes conseguem formar fortes vínculos e influências até maior e mais forte do que com seus familiares e parentes. Neste período eles estão em busca de suas próprias personalidades. Não aceitam nada pronto. Eles mesmos querem participar da construção dos seus próprios caminhos.
E os pais, agora ficam em casa  vendo televisão até altas horas esperando eles voltarem para casa...
Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 02/05/2023
Alterado em 02/05/2023
Comentários