Jose Benedito
Contos, Crônicas e Artigos
Textos

E o treze de maio ficou na historia

Era um treze de maio de 1888. Tinha tudo para ser um dia lindo! Afinal já raiou a liberdade! E a história mostra que alguns concordaram e aprovaram o novo Decreto. A partir dai o dia 13 de maio seria um momento marcante na história brasileira. Coube a Princesa colocar fim à escravidão no Brasil. Sim, isso mesmo a escravidão uma instituição violenta e cruel que existiu desde o século XVI. A escravidão no Brasil teve como ponto de partida a década de 1530, período em que os portugueses deram início ao processo de colonização. Até então, a ação desses havia sido baseada na exploração do pau-brasil, e o trabalho dos indígenas era realizado por meio do escambo. Entretanto, nem tudo foi festa, o 13 de maio de 1888 não foi naquele momento uma garantia de inclusão do negro na sociedade brasileira, isto porque os libertos continuaram sendo marginalizados, não tinham para onde ir e acabavam sendo vítimas do racismo e da violência. O 13 de maio foi e é usado como o retrato mais perfeito da extensão do racismo no Brasil, pois, mesmo libertos, os negros continuaram sem oportunidades em nosso país. Já disse, não receberam nada, não receberam nenhuma garantia trabalhista, não tiveram acesso a uma moradia, não tiveram acesso a saúde, a escola e ao trabalho assalariado. Em uma época em que o acesso à educação era limitadíssimo, e as oportunidades de empregos eram ruins. Além disso, a cultura negra por onde passava continuava sendo inferiorizada e estigmatizada em nosso país. É sabido que a Lei Áurea trouxe uma mudança significativa para os negros escravizados, mas não significou que a vida deles seria mais fácil. Ao contrário tudo foi muito difícil para os mais de 700 mil escravos libertos. A abolição da escravatura não foi acompanhada de nenhuma iniciativa do Estado brasileiro para incluir esse grande número de pessoas que foram libertas. Muitos dos libertos continuaram a ser explorados e viviam à margem da sociedade, com poucas oportunidades. E pasmem, até hoje a camada social da população que descenderam deles sofrem ainda com os efeitos do treze de maio de 1888. Passada a euforia inicial pelo sonho e pela garantia de liberdade, muitos dos libertos procuraram mudar-se de lugar para sobreviver longe dos locais nos quais foram escravizados. Como não foi realizada reforma agrária, muitos daqueles que eram escravos foram obrigados a aceitar trabalhar por salários baixíssimos. Houve ainda casos de libertos que foram obrigados a ter o seu trabalho explorado sem receber pagamento. Eles não tinham para onde voltar! Todas as terras já tinham donos, assim como hoje a tal reforma agrária ainda não aconteceu e os movimentos continuam reivindicando a posse da terra...

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 09/05/2023
Alterado em 25/05/2023
Comentários