O principal ponto reflexivo deste belo romance é que devemos procurar conhecer melhor as pessoas nós mesmos, sem nunca dar atenção à fofocas ou comentários, as vezes maldosos ou sem coerência e que em muitas das vezes não são tão confiáveis. Uma outra questão é o fato de nos permitirmos viver as aventuras do presente, do hoje e sem usar as preocupações com o futuro como um fator limitante. Convenhamos que as preocupações ilimitadas nos impedem de realizar muitas coisas no dia a dia deste cotidiano desenfreado por natureza. Ou seja, nada de preconceitos e julgamentos e nada de sabotar as experiências que nos amadurecem. Vamos amadurecer sim e com o tempo com muitas experiências ou não vividas e que criamos ou não ao longo do correr dos anos. Com isso é preciso se permitir, viver aventuras e tomar suas próprias decisões. Antes Que as Luzes se Apaguem vai mostrar que o futuro não é uma questão para nos preocuparmos, mas sim que o presente é o melhor lugar para estarmos; que sendo bem construído, o que vem pela frente pode ser algo maravilhoso. Sobre a importância de se permitir, de viver aventuras e tomar suas próprias decisões. Certa vez eu li, em algum lugar esta pequena estória, de certo modo motivadora. Se aconteceu de fato ou não eu não sei afirmar mas é interessante. Um certo senhor provavelmente de meia idade com seus trinta e poucos anos, embarcava em um ônibus todos os dias em direção ao seu trabalho. E no ônibus sempre ao seu lado sentava uma senhora já idosa que trazia nas mãos um pacote. E ao longo do trajeto do ônibus ela abria a janela e tirava do pacote um punhado de sementes que eram atiradas ao sabor do vento pelo caminho a fora. Vendo aquela cena e intrigado, certo dia resolve perguntar para a idosa porque ela fazia isso. Com um sorriso cativante ela diz que são sementes de flores que ela atira pela janela. E justifica o motivo de tal ato dizendo que aquele trajeto não tem vida, não tem flores e é muito cinzento e não é nada agradável a todos aqueles que apreciam a paisagem. Ele então responde a senhora que nem todas as sementes irão germinar pois muitas cairão no asfalto sendo pisoteadas e amassadas pelos pneus dos carros e outras cairão em solo pedregoso e não produzirão e além do que muitas serao levadas pela força do vento e da chuva. Passou-se o tempo e aquele senhor estava no mesmo ônibus e fazendo o mesmo trajeto e ao olhar pela janela percebeu que o caminho estava bem florido e uma linda paisagem cheia de flores era facilmente observada. No entanto, aquela senhora ele não a viu mais. Que sejamos transformadores de tudo aquilo que ainda está cinzento e obscuro na nossa vida e na vida de tantos outros.Tudo que você sonha e deseja, você possa realizar, pois a fé e a esperança serão sempre mais forte que qualquer obstáculo em sua vida. Não atire pedras no caminho de ninguém. Se for possível atire sementes de esperança por onde andares...