Como em toda região do oeste paulista, a partir da década de 50, a ferrovia foi importante na colonização e no progresso de todo o interior paulista, possibilitando aos novos distritos, novos povoados e novas cidades sonhar com a grandeza que o futuro lhes proporcionaria. A economia desses povoados, distritos e cidades cresceu ligada à ferrovia. Perto da ferrovia grandes barracões, indústrias de óleo, usina beneficiadora do café e de algodão se desenvolveram. O caminho da produção agrícola, do emprego, do dinheiro passava pelos trilhos da Companhia Paulista de Estrada de Ferro em direção a Bauru, Itirapina e São Paulo. A estação ferroviária de Pacaembu foi inaugurada em 1959. Um anúncio no jornal de Marília do ano de 1959 afirmava que o primeiro trem chegaria à Estação de Pacaembu em 15 de maio de 1959. Eu já falei da "Estação de Pacaembu" é assim que recordo dela. Ela ficava lá bem no alto de um morro. Um pouco distante do centro da Cidade de Pacaembu. De sua plataforma e seguindo em frente, pela linha férrea fica a cidade de “Alto Iris”. A outra cidade mais próxima é “Flórida Paulista”. A sua direita era possível ir para “Irapuru” . A ultima cidade é “Panorama” na barranca do Rio Paraná. Da plataforma da Estação olhando para frente era possível avistar um belo horizonte que ia lá longe. Eu, quando criança, acreditava que ao longe ficava o "Paraná" de onde vinha as chuvas e os frios que faziam naquela época. Dali também era possível avistar algumas estradas que levavam à vários sítios. No dia da inauguração desta Estação foi uma festa. Depois de um longo tempo de construção agora a Estação estava sendo inaugurada. Ela trazia para o Município o transporte ferroviário que foi para a época um motivo de muito orgulho e de progresso para a cidade e há quem afirme que foi a melhor época da cidade. Por ela passavam diariamente vários trens de passageiros e de cargas que saiam de Panorama e iam até São Paulo levando pessoas aos seus mais variados destinos. Era grande o movimento de trens de cargas que transportavam diversos produtos agrícolas como o café, algodão, soja e milho. Na época de festas de fim de ano era grande o numero de pessoas que vinham de São Paulo, Jundiaí, Campinas. Ao lado de uma de suas plataformas, feitas de tijolos e pedriscos ficavam as charretes e as carroças que transportavam os passageiros e suas bagagens até o Centro da Cidade. Com o passar dos anos foram substituídas pelo táxi. Ao fundo da Estação existia outro morro. E sobre este morro estava instalada a colônia dos ferroviários. Era um pequeno bairro com diversas casas. Para se chegar lá era necessário subir uma grande escada construída na escarpa do morro. Naquela época era grande o numero de moradores funcionários da Estação. Hoje, quase nada restou daquela colônia. Nada restou da “velha estação”. Foi desativada. Foi abandonada. E com o passar do tempo foi totalmente destruída. Nada sobrou de sua construção. Só ficaram os vestígios da Estação em meio ao mato. E em muitos lugares, não dá nem pra ver que ela existiu. Foi esquecida por muito tempo por baixo do mato que crescia e do tempo que passava sem que nada acontecesse. Eu estive lá certa vez. Ainda era possível ouvir aquele apito do primeiro trem chegando na Estação....