Jose Benedito
Contos, Crônicas e Artigos
Textos

Agamia

Você já ouviu falar em agamia? Talvez não conheça por esse nome, mas com certeza já ouviu muitos jovens dizerem que não querem casar ou ter filhos. E que passa bem longe da cabeça deles a ideia de compromisso tradicional e tudo o que vem incluído nesse pacote. A convivência com os pais da namorada, a convivência com os pais do namorado, a convivência com os futuros cunhados e com os demais parentes dos dois lados. A nova geração vem passando por uma grande transformação no seu comportamento nas últimas décadas, com os novos tipos de vínculo social. Bem, enquanto isso os conceitos de monogamia e poligamia aínda continuam sendo cada vez mais discutidos. Surge em meio a tudo isso a agamia, que é uma nova tendência, que não se encaixa em nenhum deles. Esta nova tendência agrega aquelas pessoas jovens que de certo modo até sentem dentro de si a falta de um verdadeiro interesse na formação de relacionamentos românticos que começa lá atrás com a paquera , o namoro, o noivado, o casamento e seguido pela intenção de ter filhos ou não. É fato, hoje casais novos quando optam pra ter filho normalmente o número é bem reduzido chegando a um filho ou no máximo dois. Isto quando não adotam um pet. Segundo pesquisa, o Brasil tem hoje mais de oitenta milhões de pessoas solteiras, entre elas os companheiros e companheiras que vivem juntas em um lar sem ter ainda optado pelo matrimônio propriamente dito, e aquelas que apenas moram juntas. Esses jovens estão preocupados em estudar, trabalhar, ter uma posição social elevada, tendem a se preocupar com a preservação do planeta, com o aquecimento global, com a sustentabilidade, com o avanço tecnológico e entre outras questões de vanguarda atual . Parte dessas mudanças também está relacionada ao meio digital, através das redes sociais, o que retarda o início da vida sexual desses jovens. As novas famílias estão tendo uma nova formação, com dois pais, duas mães, casais vivendo em casas separadas, são inúmeras as alternativas de relacionamento. Em suma, houve uma mudança na leitura do que é o amor, a família e o mundo.

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 04/05/2024
Alterado em 04/05/2024
Comentários