Jose Benedito
Contos, Crônicas e Artigos
Textos

Muito além da fogueira

O mês de junho continua intenso de norte a sul com as festas juninas e suas tradições. Tradição essa herdada de povos antigos pagãos que promoviam essas festas sempre em comemoração a fartura de uma determinada colheita ou a uma grande safra de outros cereais essenciais da época. Ao que tudo indica, a igreja se apropriou destas festanças e trouxe para o Brasil como sendo as festas juninas sempre realizadas em junho em homenagem a três santos católicos  e mais tarde acabaram se adaptando e se estendendo até julho, festa "julina".  Bem, agora é a vez de São João. São João, um santo que  teria nascido no dia 24 de junho e foi um dos santos mais próximos de Jesus Cristo, participando de seu batizado nas margens do Rio Jordão. Por isso, o Dia de São João é 24 de junho. Os festejos da festa são bem alegres, coloridos, com muita musica tradicional, lembra desta: "...com a filha de João, Antônio ia se casar, mas Pedro fugiu com a noiva na hora de ir para o altar..." e contam ainda com vários pratos típicos da festa junina, brincadeiras e a quadrilha de São João, como dança tradicional. Porém, vale lembrar que isso pode mudar de região para região. Além disso, outros elementos importantes da festa são o mastro e a fogueira de São João. O mastro de São João inclui a imagem deste santo popular, juntamente com mais três bandeiras ou fitas coloridas, representando os santos populares da festa: Santo Antônio, São Pedro e São João. A fogueira de São João, é um outro elemento muito característico da festa, é acesa na noite do dia 23. Dentre muitas simpatias associada a ela, a que mais se destaca é saltar as brasas da fogueira no dia 24. Conta-se os mais antigos da época que determinado senhor muito devoto de São João a noite quando a fogueira já estava baixando o fogo ele arrastava toda a brasa e fazia um pequeno caminho e atravessava de pés descalços sobre as brasas ainda acesas. não sei dizer se queimava a sola dos pés mas há quem afirma que ele saia ileso de sua tentativa.

Viva São João!!!!!!

 

 

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 14/06/2024
Alterado em 14/06/2024
Comentários