Jose Benedito
Contos, Crônicas e Artigos
Textos

Minha pequena Pacaembu

Quem porventura nasceu, cresceu ou já morou no interior sabe que toda aquela região antigamente era só mata. Toda aquela região estava sendo colonizada por nordestinos, japoneses, italianos, espanhóis e poloneses. Com estes colonizadores foram surgindo pequenos povoados quase que obedecendo o percurso da linha ferroviária e mais tarde a rodoviária que ligava os povoados as Cidades já formadas anteriormente e ao qual respondia pelos Distritos de Paz que iam surgindo ao longo da ferrovia até o Rio Paraná. A colonização destes povoados tinha uma base agrícola mais voltado para a cultura do café, amendoim, algodão e pequenas granjas avicolas. Com o crescimento foram se instalando madeireiras, máquina beneficiadora de café, arroz e as indústrias de óleo comestível . Mesmo com este crescimento a minha cidade ainda não existia, enquanto Município. Ela era um Distrito de Paz e respondia ao Município de Lucélia. Enquanto isso, o povoado ia crescendo e já formando pequenos bairros ao redor. Alguns bairros foram surgindo quase que obedecendo a linha demarcatoria estabelecida por uma estrada de terra que era a principal via de ligação com todos os bairros. Com isso já denotando qual seria a sede do futuro Município. Ao longo desta linha demarcatoria surgiram os primeiros bairros. Ao leste o bairro Marajoara e o Jardim Marajá. A oeste, lá no alto, surgiram os bairros Guaraniuva que já era uma Sede e o bairro da Sumatra. Ao norte a colônia japonesa fundou o bairro do Alto Iracema. Ao sul foi fundado pela ferrovia o bairro dos Ferroviários, uma colônia de casas onde residiam os funcionários da ferrovia. Ao centro ia surgindo o bairro Esplanada que mais tarde teria sua importância como sede do Município. Com isto foi surgindo uma certa competição de progresso e desenvolvimento entre a sede e o bairro Esplanada. Cujo proprietário das terras, a firma Teixeira, Souza e Pereira, loteou em quadras todo o bairro Esplanada. E seu progresso foi tão rápido que ultrapassou o desenvolvimento da sede do Distrito, que era o bairro da Guaraniuva. Em 1948, levando-se em consideração que os dois bairros, Guaraniuva e Esplanada, estavam bem próximos e interligados, o Governo Estadual elevou-os a Município e seu nome foi mudado para Pacaembú.

 

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 22/08/2024
Comentários