Jose Benedito
Contos, Crônicas e Artigos
Textos

Uma grande geração que está passando

Eu não sei você mas, muitos são aqueles que assim como eu nascemos nos anos 50-60-70. E muitos de nós também crescemos nos anos 60, 70 80. Em sua maioria, muitos de nós começamos o curso primário nos anos 60, bem no início do período da "Ditadura Militar" e assim continuamos a estudar nos anos 70, 80 e 90 e nos fins da década de 90 comemoramos a Formatura de um curso universitário. Bem, eu comecei a namorar nos anos 74 e nos anos 80 e 90 já estava plenamente casado, assim como a maioria de nós que acreditava e confiava muito no matrimônio para a constituição de uma nova família. Ao casar, muitos de nós descobrimos um novo mundo na convivência e na companhia de nossas esposas. E é claro muitos já comemoraram a "Bodas de Prata" e até a "Bodas de Ouro" . É foi bem assim! Nós nos estabelecemos nos anos 2000, agora já firmes e em muitos casos bem empregados na profissão que almejamos, ou quem sabe na montagem de seu próprio negócio o que de certo modo era o objetivo almejado além da tão sonhada aposentadoria. Nós praticamente terminamos uma pós graduação nos anos 2000 e agora ficamos mais sábios nos anos 2010. Agora conhecemos a política, vivemos o período das "Diretas Já" em 84 e 85. Pedimos o fim daquele período que se estendeu por mais de 20 anos no país. E até agora vamos caminhando firmes e fortes além de 2024. Acontece que em média vivemos seis décadas diferentes. Saímos do século XX para o século XXI. Vimos o "Bug do Milênio". Ou seja, ainda estamos vivendo em meio ao segundo milênio. Vimos o homem chegar a Lua. Vimos a derrubada do "Muro de Berlim". Acompanhamos de longe a "Guerra do Vietnã". Vimos o fim da máquina de escrever, do telex, do mimiografo. Vimos a chegada do bip, do fax símile e dos primeiros celulares. Mudamos de chamadas de  longa distância para videochamadas, chats, tudo on LINE em qualquer parte do mundo agora globalizado. Passamos dos slides para o YouTube, do discos de vinil da vitrola e da fita K7 de gravador para música online Spotify, cartas escritas à mão para email e WhatsApp e Treads. De jogos de futebol no rádio a pilha ao vivo a TV a preto e branco a TV a cores a TV HD 3D e aos jogos eletrônicos. De filmes e seriados nos Cinemas para as plataformas Netflix, Paramount em casa. Em 95 conhecemos e operamos os primeiros computadores com suas linguagens Basic, DBase, Lótus e Windows 95 com disquetes e CD e agora temos gigabytes e megabytes nos nossos smartphones e Notebooks. Usamos shorts bermudas e chinelos durante toda a infância e depois calças compridas e jardineiras de jeans LEE, Staroup e tênis Conga, Bamba e wallStar. Esquivamos e escapamos da paralisia infantil, meningite, poliomielite, tuberculose, gripe suína, hepatite , tétano, caxumba, pneumonia, herpes zosters e COVID-19. Costumávamos andar de skate, patins, triciclos, bicicletas, motos, lambretas, carros a gasolina ou a diesel e agora andamos de carros híbridos, elétricos e carro voador que está pra chegar. Sim, já passamos por muitas coisas, ora difíceis ou ora mais fáceis mas, que vida linda tivemos! Esta é a nossa geração que literalmente se adaptou às "mudanças, tendências e aos novos estilos de vida" e agora estamos passando....

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 23/08/2024
Alterado em 24/08/2024
Comentários