Jose Benedito
Contos, Crônicas e Artigos
Textos

Um barril de pólvora

As queimadas chegaram por aqui com mais intensidade e o mês de agosto trouxe um cenário alarmante para o Cerrado, com um aumento expressivo da área queimada, a maior nos últimos seis anos. O bioma, que é extremamente vulnerável durante a estiagem, viu a maior extensão de queimadas nos últimos seis anos, refletindo a baixa qualidade do ar nas cidades. No mês de agosto, o fogo na Amazônia avançou de maneira preocupante, com um aumento significativo na área queimada em comparação ao ano passado. Trinta por cento da área queimada foi de formação florestal. A combinação de atividades humanas e condições climáticas desfavoráveis, como a seca, a falta de chuva estão intensificando a ocorrência de incêndios e queimadas especialmente em áreas de pastagem e vegetação nativa. Uma tragédia, uma grande tragédia com vítimas e muitos prejuízos e não teve como conter. O Havai, uma ilha dos EUA, um paraíso verde agora estava em chamas. Ao que tudo indica pelo menos 111 pessoas morreram nos incêndios do dia 8 de agosto de 2023. A causa do incêndio ainda está sendo investigada. Alguns falam em raios que deram início ao foco do incêndio. A identificação dos corpos está acontecendo de forma lenta, em parte por causa da intensidade do fogo naquele dia. Maui, é uma das ilhas do Havaí e considerada a queridinha de muitas celebridades hollywoodianas, a ilha de Maui é um daqueles lugares que você chega pra visitar e esquecer do mundo, desligar o celular e apenas curtir as belas paisagens. A região possui cenários encantadores, de parques naturais de vegetação nativa, a praias belíssimas, crateras vulcânicas, estradas sinuosas, cidades históricas e em agosto de 2023 a ilha era um barril de pólvora.

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 13/09/2024
Comentários