Jose Benedito
Contos, Crônicas e Artigos
Textos

Ser Professor

Eu não tenho muita certeza. Já se passaram mais de quatro décadas. O período era da Ditadura Militar, em plena década de setenta. Naquela época eu estava cursando o ginasial comercial. Era um curso que quase seguia a mesma grade curricular do ensino fundamental e médio atual com apenas algumas disciplinas diferentes voltadas a prática de escritório e contabilidade. O uniforme era calça preta, camisa branca com o timbre do colégio, meias e sapatos pretos. E ninguém entrava no colégio se não estivesse devidamente trajado com o uniforme. Bem, neste tempo eu adorava escrever e fazer redação era muito bom e as notas eram sempre boas e a professora elogiava. A minha Professora Dona Luzia, corrigindo uma redação, certa vez me disse que para escrever um texto literário era necessário ter o tema, o início, o meio e o fim. Ela estava com toda razão. Por ocasião da minha primeira "monografia" de conclusão de curso, o mestre que me acompanhava afirmava a necessidade de uma clareza, de normas ortográficas, tema, desenvolvimento e conclusão dos trabalhos acadêmicos. Mas, isto é uma outra história. Ser Professor é uma grande vocação no Brasil atual. Mesmo neste contexto atual é impossível não reconhecer o imenso trabalho e impacto que esses profissionais têm em nossas vidas. Muito além de transmitir o conhecimento educacional, eles inspiram, desafiam e abrem portas para novos mundos. Cada lição vai além do conteúdo didático moldando valores, sonhos e o futuro de uma sociedade inteira e íntegra. Ser Professor ainda é acreditar no potencial que cada aluno tem, mesmo quando o Brasil parece incerto no tocante à educação escolar. A minha imensa gratidão a todos os Professores que dedicam sua vida à educação escolar, pois é através deles que o amanhã se torna possível.

 

Feliz Dia do Professor!!!!!

 

Benedito

Licenciatura Estudos Sociais

Geografia

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 15/10/2024
Alterado em 15/10/2024
Comentários