Jose Benedito
Contos, Crônicas e Artigos
Textos

O peregrino da noite

Eu aqui, novamente começo este pequeno texto fazendo um questionamento. Até onde vai tua fé? Tu saberias de antemão responder? Eu não sei dizer se você já teve a vontade de se tornar um peregrino. Eu disse peregrino e não andarilho, mesmo porque não tenho nada contra essas pessoas que vivem caminhando por ai diariamente. É claro espero que, em algum momento, você decida passar por essa experiência. Talvez uma única vez. Quem sabe! Bem, um conceito da peregrinação é que ela é um combustível que alimenta a vontade de conhecer cada vez mais a Deus. Isso você acaba aprendendo lá atrás no convívio familiar com seus pais ou avós. Eu disse avós pois acredita-se que eles, dentro de tudo aquilo ao seu redor, tenham tidos mais experiências no tocante a manifestação de uma fé religiosa vinda da Europa, sim, vinda com os primeiros colonizadores que aqui chegaram e aqui implantada e transmitidas aos seus filhos de geração a geração. As nossas igrejas tendem a pregar a doutrina católica cristã e isso não significa que você deva sair por ai constantemente em romaria ou caminhada, mesmo porque inúmeras outras religiões não tem em sua doutrina algo semelhante, salvo a "Marcha para Jesus". E não só isso, para eles, os mais antigos, as crenças eram mais fervorosas aos Santos e Anjos da Guarda. Então o peregrino é aquele que sempre está buscando Deus com muito mais intensidade nos dias atuais tão turbulentos em que a modernidade atual está colocando em xeque o papel da religião e o mero seguidor quer e precisa naquele momento de uma graça. Isto é fato, peregrino é todo aquele que precisa de uma graça divina sobre tudo aquilo que ainda não conhecemos e as vezes é de difícil solução. Eu não disse milagres. Até onde é capaz de levar a sua Fé? Você saberia responder?

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 17/10/2024
Comentários