Jose Benedito
Contos, Crônicas e Artigos
Textos

Perdoando

Certamente já definiram o perdão como sendo  uma ação humana de se livrar de uma culpa, de uma ofensa, de uma dívida ou qualquer um outro motivo. Nesse sentido o perdão é um processo mental que visa a eliminação de qualquer ressentimento, raiva, rancor ou outro sentimento negativo sobre determinada pessoa ou por si próprio. Sem o perdão acabamos por guardar e carregar mágoas, ressentimentos e agir de forma rancorosa. Quem se fecha ao perdão fica preso ao passado, a dor, a mágoa, a raiva e às vezes ao desejo de vingança, a sentimento de culpabilidade a outros que acabam bloqueando o futuro. Portanto, quanto mais uma pessoa vive a experiência do amor que brota do perdão maior será sempre a sua capacidade de perdoar e de compreender as coisas e as pessoas. Por isso nós mudamos! Sim, certamente já te disseram que tudo muda. Você muda, eu mudo. Sim, com certeza nós mudamos com o passar dos anos. Para muitos já ficamos velhos. Amadurecemos com o passar dos anos agora mais como pessoas. Já temos o pleno discernimento. E claro, sabemos muito bem distinguir o que é certo ou o que é errado. Sabemos de antemão aquilo que é verdade ou que é mentira. Nos tornamos bons observadores e bons escutadores. Agora, talvez até de certo modo, tarde demais, aprendemos a enxergar e a compreender a vida como ela é e tudo ao seu redor de uma outra forma na qual ainda não tínhamos este olhar critico. 

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 23/10/2024
Alterado em 23/10/2024
Comentários