Jose Benedito
Contos, Crônicas e Artigos
Textos

Hoje a saudade é demais

Certamente neste vaivém desta vida desenfreada as vezes não valorizamos tudo aquilo o que temos. Sim, o que temos frutos de árduo trabalho familiar e que num certo momento jogamos para o ar. Num piscar de olhos perdemos o direito daquilo que fora conseguido ao longo de tantos anos. Uma vida inteira se esvazia. E muitos foram aqueles que vivenciaram tais situações que não foram bem pensadas na época. Certas decisões tomadas e as vezes sem volta. De certo modo não valorizamos aquilo que era tão simples e nosso. Aquela pequena cidade estava crescendo. Os pequenos bairros estavam se aglomerando e formando o Município. A cidade tinha como seu principal meio de transporte o trem. Era época de desenvolvimento nas grandes cidades. E muitos foram àqueles que deixaram os bairros e suas propriedades e rumaram para a cidade em busca de prosperidade. Alguns vendiam tudo o que tinham, ou entregavam aos bancos para pagar seus empréstimos e partiam rumo ás "cidades das luzes". O campo começava a perder seus trabalhadores. O campo perdia o homem do campo. A Cidade atraia mais e os sonhos despertaram para busca de riqueza. E foi assim que muitos bairros e muitas colônias foram abandonados. Muitas tradições foram quebradas e esquecidas. O campo, o bairro e as colônias não atraiam mais. O progresso industrial e o "sonho de riqueza" atraia a muitos. Trabalhar o campo já não era moderno. E a estação ferroviária estava sempre lotada. E o trem partia sempre lotado rumo ao seu destino carregado de pessoas motivadas por sonhos de grandezas e que esperavam por dias melhores...

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 28/10/2024
Comentários