Jose Benedito
Contos, Crônicas e Artigos
Textos
Os dez mandamentos de um idoso
DEIXE-O FALAR... do seu passado, porque nele existe um tesouro de verdade: de experiência e de beleza.
DEIXE-O VENCER... as discussões, porque ele tem necessidade de sentir-se seguro dele mesmo.
DEIXE-O VISITAR OU RECEBER... seus velhos amigos, porque entre eles se sente reviver. Junto a eles, será respeitado pela sua história e amizade.
DEIXE-O CONTAR... suas histórias, mesmo repetidas, porque se sente feliz quando o escutamos.
DEIXE-O VIVER... entre as coisas que ele mais amou, porque sofre sentindo que arrancamos pedaços de sua vida.
DEIXE-O RECLAMAR... quando estiver nervoso, porque os idosos e as crianças têm o direito a tolerância e à compreensão.
DEIXE-O PASSEAR... com você, nos fins-de-semana ou nas férias, para que não sinta remorsos se, no próximo ano, ele não estiver contigo.
DEIXE-O ENVELHECER... com o mesmo e paciente amor com que deixa crescer seus filhos porque tudo isso é parte da natureza.
DEIXE-O REZAR... como ele souber e como quiser para descobrir a presença de Deus em seu caminho que falta percorrer. Quando puder reze com ele.
DEIXE-O MORRER... nos braços da família e junto com amigos. Mas antes disso, DEIXE-O VIVER... como ele quiser...
Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 02/11/2024
Comentários