Jose Benedito
Contos, Crônicas e Artigos
Textos

A herança negra

Eu, sou neto e bisneto de um povo que vieram da África em um dos muitos "navios negreiros" que aqui chegaram naquela época. Certamente, tanto o meu avô como o meu bisavô vieram aqui trabalhar nos engenhos das fazendas canavieiras. Aqui ainda não tinha mão de obra especializada e a população indígena já não atendia a grande demanda de trabalhadores para as lavouras. Historicamente, há dados que indicam que até meados do século XIX, eram cerca de 10 milhões de africanos que desembarcaram em terras brasileiras. E o "Dia da Consciência Negra" não tem nada a comemorar. As correntes ainda rangem no chão duro. As amarras ainda apertam mais e mais. Este sim, é um fato histórico triste que marcou a nossa história e jamais será esquecido ou apagado da memória de um grande povo. Não dá pra esquecer! No nosso país, Brasil, "O Dia da Consciência Negra" é importante para relembrarmos que a nossa sociedade foi construída por um longo periodo de escravidão a partir do momento em que os "navios negreiros" por aqui chegavam. Os negros eram povos nativos que saiam de seus países de origem já sendo escravos e nem sabiam porque eram escravos. E chegavam no Brasil para trabalhar nas fazendas e engenhos de cana de açúcar de graça e sem direitos a nada. E foram judiados , vendidos, escravizados, acoitados e maltratados por um longo periodo (1530 a 1888). Alguns historiadores, atribuem que foram 300 anos de escravidão no Brasil já incluídos o período da escravidão indígena. Ao fim deste período escravocrata foram libertos sem direito a nada e sem dignidade. Não receberam moradias, salários, educação e segundo dados históricos, as condições ruins e os salários baixos garantiam aos ex-escravos uma posição subalterna e marginalizada na sociedade. O mesmo aconteceu nas grandes cidades, uma vez que esses libertos, sem oportunidades e sem estudos, eram sujeitos a empregos ruins e mal remunerados. E tudo isso ainda traz reflexos até os dias atuais. E por mais que melhorias e mudanças tenham acontecido, a falta de oportunidades para a população negra, o racismo presente nos detalhes do cotidiano e as tentativas de apagamento da cultura africana evidenciam que ainda temos um longo caminho a ser trilhado. Ainda não temos nada a comemorar! Este é um fato histórico triste que jamais será esquecido ou apagado da memória de um grande povo.

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 19/11/2024
Alterado em 19/11/2024
Comentários